top of page

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa iniciada em agosto de 2021, realizada pela artista e pesquisadora Vanessa Dias, sob orientação do prof. Dr. Miguel Vellinho Vieira, foi desenvolvida em algumas etapas, dentre elas, o primeiro passo foi estabelecer contato com ex-alunos e professores que vivenciaram o período de 1980 na antiga sede da UNIRIO, na Praia do Flamengo, 132. Devido a paralisação das atividades presenciais, decorrente da COVID 19, este contato foi estabelecido, majoritariamente, de forma virtual através de troca de mensagens de whatsapp, e-mails, telefonemas e videoconferências, mas também houve encontros presenciais em que foi possível fotografar objetos e ter um contato mais pessoal nossos colaboradores. A partir deste primeiro contato com dezenas de ex-alunos e professores da época, foi possível marcar conversas que foram realizadas, em maioria, pela plataforma Google Meet, em que pudemos conversar sobre o referido contexto social de 1980. Algumas perguntas foram criadas para disparar o assunto:

​

1.    Em que período você estava quando aconteceu a invasão da UNIRIO?

2.    Que disciplinas e professores você guarda com carinho?

3.    Que experiências você pode destacar do prédio que foi invadido?

4.    Como era a interação entre os alunos dos períodos mais adiantados?

5.    Em que bairro você morava na época da invasão?

6.    Com quem morava?

7.    Como você se deslocava até o antigo prédio da UNIRIO?

8.  Qual objeto que você guarda do período que estudou na antiga sede da UNIRIO na Praia do Flamengo, 132?

9.    Guarda algum objeto que não seja estudantil deste mesmo período?

10. Você se recorda de algum objeto que tenha ficado preso dentro do espaço quando houve a expulsão? 

11.   Algum objeto traz a lembrança daqueles dias?

12.  Qual objeto que você gostaria de resgatar daquele momento?

13.  Houve alguma possibilidade de retorno ao local?

14.  Você tinha alguma relação com os integrantes do movimento da UNE?

​

Dessa forma, foram realizados 18 encontros, o que reuniu 21 horas de gravação dessas conversas, gravações que foram revisadas e apuradas pela pesquisadora, que destacou as falas que revelam o contexto social da época, o ambiente escolar da faculdade de Teatro e os detalhes sobre a derrubada do prédio pela ditadura militar. Logo, foram transcritos cerca de 30 depoimentos de objetos. O material que foi publicado no site é apenas uma parte do que foi coletado e transcrito neste momento da pesquisa, já que o projeto tem como objetivo lançar futuramente outras ações e, assim, ampliar o acervo. A criação do site foi inspirada em museus virtuais de objetos, dentre eles, o Museu das Coisas Banais (​museudascoisasbanais.com.br). Com o intuito de oficializar a coleta de depoimentos, cada colaborador assinou um termo de liberação de direitos de publicação da fotografia do objeto e seu respectivo relato, em que nos cede os direitos para compartilhar com o público um fragmento de sua história.

​

​

Termo de cessão de direitos de imagem fotográfica e uso de depoimento

​

​

Pelo presente instrumento particular, a estudante de Artes Cênicas (UNIRIO) Vanessa dos Santos Dias, residente na rua ....................................., , inscrita no CPF ....................... declara que realizou diversas conversas com ex-estudantes e professores que estiveram na antiga sede da UNIRIO - Praia do Flamengo, 132, nos anos de 1980. Estas conversas foram realizadas através da plataforma Google Meet no segundo semestre de 2021 para reunir depoimentos para o seu projeto promovido pela bolsa de Iniciação Artística e Cultural PIBCUL - 2021 do departamento de Ensino de Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), chamado Os Objetos Capturados que tem coordenação do professor e doutor do referido departamento, Miguel Vellinho Vieira. A participante…………………………………. declara que permite que seu depoimento seja transcrito, que suas fotos de objetos sejam publicadas no site oficial do projeto, bem como todo este material poderá ser utilizado em artigos acadêmicos futuramente sem fins lucrativos. 

A participante……………………………. reside na cidade de.............................., Estado de ........................., inscrita no CPF sob o n.º............................., permite que sejam utilizadas suas fotografias de objetos e depoimentos transcritos pela estudante Vanessa dos Santos Dias. 

E por estarem as partes em pleno acordo com o disposto neste instrumento particular, assinam-no as duas declarantes abaixo.

 

Local e data: Rio de Janeiro, ___ de _______ de 2021

​

________________________

Assinatura

​

​

​

​

Durante o processo de pesquisa, foi possível levantar uma bibliografia do tema:

​

​

GASPARI, Elio, HOLLANDA, Heloísa Buarque de, VENTURA, Zuenir. Cultura em trânsito: Da repressão à liberdade. Rio de Janeiro, Aeroplano Editora, 2000;

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro. Aeroplano Editora, 2004;

HOLLANDA, Heloísa Buarque de, GONÇALVES, Marcos A. Cultura em participação nos anos 60. São Paulo, Editora Brasiliense, 1987;

MICHALSKI, Yan (Org.). Praia do Flamengo, 132. Coleção Ensaio Teatro, No 3. Rio de Janeiro. Edições Muro, 1980;

_______________ . O Teatro sob pressão – Uma frente de resistência. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1985;

_______________. O Palco amordaçado – 15 anos de censura teatral no Brasil. Rio de Janeiro. Avenir Editora, 1979;

NOVAES, Adauto (Org.). Anos 70: Ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro. Aeroplano Editora/ SENAC Rio, 2005;

​

​

​

​

​

​

Cultura_UNIRIO_Logo_Colorido.png
Design visual de Vanessa Dias
bottom of page