top of page

Quem somos

Este projeto é contemplado pelo Edital de Iniciação Artística e Cultural de 2021, promovido pelo Programa de Iniciação Artística e Cultural PIBCUL da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). A exposição foi idealizada conjuntamente pelo coordenador do projeto o Prof. Dr. Miguel Vellinho e pela bolsista em Artes Cênicas Vanessa Dias. 

Doutor e Mestre em Artes Cênicas e professor do curso de Licenciatura em Teatro da UNIRIO. Fundou o Grupo Sobrevento e desde 1990 ministra oficinas, palestras, publicando artigos no Brasil e Exterior. Em 1999 fundou a Cia PeQuod Teatro de Animação, hoje com um repertório sólido de peças premiadas entre elas: O Velho da Horta (2002), Filme Noir (2004), Peer Gynt (2006), A chegada de Lampião no inferno(2009), Marina e Marina, a sereiazinha (2010), Peh Quo Deux (2014), A feira de maravilhas do fantástico Barão de Münchausen (2015)e A última aventura é a morte (2018). Curador da MITA Mostra Internacional de Teatro de Animação, organizada pela Cia PeQuod. Como diretor, foi indicado ao Prêmio Shell com Peer Gynt e Marina e vencedor do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil em 2011, por Marina, a sereiazinha e em 2016 pela A feira de maravilhas do fantástico Barão de Münchausen. Com A última aventura é a morte, ganhou o Prêmio Questão de Crítica em 2019. É membro do conselho editorial das revistas Móin-móin, editada pela UDESC, desde a sua criação e da Mamulengo, desde 2020.

Miguel Vellinho
 

miguel foto.jpg



Atua nas áreas do teatro como atriz-pesquisadora, educadora e bonequeira. Formada como atriz pela Escola de Teatro Martins Pena, formada como educadora em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colaborou com a pesquisa de objetos documentais para o filme Os invisíveis realizado pela Cia Arteira de Nova Friburgo com direção de Miguel Vellinho em 2021, coordenando dois grupos de estudos durante o processo de criação. Foi contemplada com sua oficina de Teatro com bonecos na chamada pública da FUNARTE 2020 - Arte em toda parte. Realiza durante a pandemia uma série de vídeos de teatro de animação: A peste, contemplado pelos editais Ondas da Cultura(RJ - 2020), e pelo prêmio Erika Ferreira (Aldir Blanc - Niterói - 2020). Foi contemplada pelo edital Retomada Cultural 2020-RJ idealizando o espetáculo Circo de Pulgas Estrela Prateada. É integrante há 9 anos da premiada cia Amok Teatro, grupo de 24 anos de intensa pesquisa no Rio de Janeiro​. Atua nos últimos 5 espetáculos do grupo: "Salina, a última vértebra" em particular, assina como assistente de direção​. Já atuou em diversos festivais do Brasil e do mundo, como o Edinburgh Fringe Festival além turnês na China​. â€‹É integrante da cia franco-brasileira Les Trois Clès.

Vanessa Dias
 

Captura de Tela (145).png
Cultura_UNIRIO_Logo_Colorido.png
bottom of page